Comida Baiana para Sentir o Tempero da Bahia



As comidas típicas da Bahia são muito conhecidas por seus incríveis sabores, já que essas receitas são bastante temperas, podendo ser apimentadas, doces ou salgadas. Confira abaixo as receitas doces e salgados mais famosas da Bahia.

1. Vatapá Baiano

O vatapá é um dos pratos mais famosos na Bahia, feito com pão francês, castanha, amendoim e camarão seco, o vatapá baiano costuma vim acompanhado do caruru. Está receita leva geralmente 40min. para estar pronta.

Via: Rosa Gonçalves

2. Receita de Acarajé

O acarajé sem dúvidas é a comida mais procurada pelos turistas na Bahia. Feito de massa de feijão-fradinho, o bolinho é frito em azeite de dendê é geralmente é recheado com outras comidas típicas. Está receita leva certa de 50min para estar pronta.

Via: Diego de Oxossi

3. Abará

Assim como o acarajé, o abará é uma receita feita com a massa do feijão-fradinho, a diferença entre os dois é que o abara é cozido em banho maria embrulhado em folha de bananeira. Geralmente o abará leva certa de 40min para estar pronto.

Via: Diego de Oxossi

4. Moqueca Baiana com Camarão

A moqueca com certeza é uma das comidas baianas mais deliciosas! É um almoço completo, que enche bastante e que conquista o paladar de todos. Leva no máximo 1h para estar prontinha para servir!

Via: Blog da Leili

5. Caruru Baiano

Caruru também é uma receita que os baianos amam! Veja uma forma bem simples e fácil de fazer logo abaixo:

😍😋 Não Deixe de Ver Receitas de Vatapá 🥘

6. Xinxim de galinha

O xinxim é uma receita que leva bastante tempero e por consequência bastante sabor. Geralmente acompanhado do vatapá e/ou caruru, o xixim tem como principal ingrediente a galinha. Está receita leva em média 50min. para estar pronta e é ótima para servir num almoço em família.

Via: Cyber Cook

7. Moqueca de Siri Catado

Siri catado já é uma delícia, quando se faz uma moqueca dele então… Fica perfeito! Não deixe de conferir essa receita!

Via: Nina Cozinha Simplesmente

8. Moqueca de Arraia

Não tem pra onde correr: moquecas com qualquer sabor fica uma delícia… Não seria diferente com a de arraia. Em 45 minutos ela fica pronta e pode render até 6 porções!

Via: Vilma

9. Sarapatel

O sarapatel é uma combinação de várias iguarias juntas. Geralmente está receita vem acompanhada de arroz e leva cerca de 30min. para estar pronta.

Via: Nide Lins

10. Casquinha de siri

Além de deliciosa, é bem bonita esteticamente e simples de fazer! E a melhor parte: em 30 minutos ela já pode ficar pronta!

😍😋 Veja Também Receita de Caruru 🍲

11. Bolinho de Feijão Frito

O bolinho de feijão é uma receita muito conhecida na Bahia. Feita geralmente com feijão-fradinho, o bolinho é cozido na panela de pressão e depois é frito no óleo. Está receita leva cerca de 20min para ficar pronta.

Via: Insecta

12. Lambreta

A lambreta é um molusco muito consumido na Bahia. Conhecida por ser afrodisíaca, a lambreta é cozida em um caldo bastante temperado e rico em sabores. Este prato costuma ser servido sozinho como um aperitivo e leva cerca de 30min. para ficar pronto.

Via: Cyber Cook

13. Bobó de Camarão

Leva até 1h para ficar pronto e também pode render 6 ou até mais porções. É uma opção deliciosa para variar o cardápio e sair do convencional.

Via: Lia Formiga

14. Cuscuz de Carimã

Uma receita que pode ser tanto sobremesa quanto um acompanhamento do outra. O cuscuz de carimã é extremamente saboroso e leva cerca de 30min. para ficar pronto.

Via: Nide Lins

15. Feijão Fradinho Baiano

Feijão fradinho também é uma receita que aparece com frequência no almoço dos baianos! Não deixe de conferir como fazer!

Via: Anai Sanches
😍😋 Dá uma Olhadinha em: Receita de Bobó de Camarão 🍤

16. Como Preparar Caranguejo

O caranguejo é um crustáceo muito famoso, que por ter uma carapaça relativamente dura é um pouco difícil de comer, porém a maioria dos baianos se deliciam com este animal. Confira abaixo uma receita fantástica de caranguejo.

17. Moqueca de Peixe

Claro que a típica moqueca de peixe dos baianos não pode ficar de fora! Confira abaixo como fazer uma deliciosa moqueca:

Via: Blog da Lu

18. Cozido Baiano

O cozido é uma receita que leva vários legumes, verduras e uma proteína. Está receita costuma vim acompanhada de pirão é arroz. O cozido baiana rende cerca de 20 porções e leva certa de 1h 20min.

Via: Cyber Cook

19. Cuscuz baiano

Cuscuz é uma receita super simples e gostosa de fazer, que cai muito bem para o seu café da manhã ou a sua janta. Em 20 minutos ela já está pronta e é bem acessível ao bolso!

20. Bolinho de estudante

Feito com tapioca granulada, coco ralado, açúcar e canela, o bolinho de estudante é uma receita extremante saborosa e macia.

Agora que chegou aqui e já viu 20 receitinhas de comidas baianas, não deixe de conferir nossos outros posts: Almoço Low Carb e  Como Fazer Canjiquinha para continuar se inspirando no cardápio de casa.

Receitas de Comida Baiana com Ingredientes Marcantes